sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro, praias, ondas e stand up paddle surf !

Fala galera!

Eu não poderia fazer um blog sobre tendências com ênfase no Rio de Janeiro sem falar de suas praias. Foi dando uma volta pela orla vi o que pode ser o hit do verão de 2011. Pesquisei e ele tem um nome: stand up paddle surf, ou SUP. Hein?

O "SUP" é um estilo de surf diferente, que surgiu na década de 60. Começou com uma sacada que os fotógrafos havaianos tiveram: eles passaram a ficar de pé sobre a prancha para fotografar os turistas-aprendizes-de-surfistas a partir de um ângulo muito mais interessante. Para se locomover eles passaram a utilizar um remo.

Somente depois do ano 2000 a modalidade chegou aos EUA, mas agora como uma nova forma de treino para surfistas profissionais. Nos últimos anos o SUP como o vemos hoje se desenvolveu e, há pouco mais de 2 anos, chegou ao Brasil (especialmente no RJ, SC, litoral de SP e em algumas partes do Nordeste).

Pelo que perguntei a pessoas do ramo (fico devendo a entrevista...) e a viciados em praia, os stand up paddle surfers se multiplicaram muito no último ano. E não precisaram esperar o verão: o calor aqui no Rio 40º está emocionante e os surfistas com remos já dão as caras na praia.

Segue um vídeo, cheio das great vibes, sobre o esporte:


Pode-se pegar ondas normalmente, como no surf clássico, mas também existe a modalidade de travessia, que não precisa de ondas, obviamente. Dessa forma, você que não mora perto da praia também pode praticar, em lagos ou rios. E não se engane: cansa muito! Estabilidade na água exige bom condicionamento físico! Quem não o tem, ganha!

É muito bom para a saúde mental também. Os praticantes dizem que deslizar ouvindo apenas o barulho da água e vendo a vida marinha é uma das coisas que existem de mais próximas daquilo que se chama PAZ.


Eu, como surfista ocasional que sou, fiquei maluco de vontade de sair correndo para o mar e experimentar...

Aloha, boas ondas e... Siga a muvuca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário